Boa semana a todos! E para inciar a semana com pé direito, segue uma grande quantidade de fotos tiradas neste fim de semana excepcionalmente ensolarado e deslumbrante!
Centro da cidade! Rua XV de novembro.
A Praça Tiradentes é o berço histórico de Curitiba. A cidade nasceu formalmente aqui. Segundo a lenda, o local teria sido escolhido pelo cacique Tindiquera, da tribo Tingui, para a transferência dos primeiros habitantes da região, até então, acampados às margens do rio Atuba, atual Bairro Alto.
Era o antigo Largo da Matriz e passou a se chamar Largo Dom Pedro II, quando o imperador visitou Curitiba, em 1880. Com o regime republicano, tornou-se Praça Tiradentes, em 1889. O peso histórico da Praça inspirou a instalação, no local, de estátuas de alguns personagens históricos.
Na Praça está o monolito histórico, com a Cruz de Cristo, que simboliza o poder legalmente constituído pelo rei de Portugal, em 29 de março de 1693. Junto ao monolito está o Marco Zero da cidade, que é um marco para referências geodésicas.
A praça também possui um terminal de ônibus e é o ponto de partida da Linha Turismo.
O antigo prédio do Paço Municipal foi restaurado e reinaugurado como Paço da Liberdade, em março de 2009.
Construído de 1914 a 1916 no antigo Largo do Mercado, segundo o projeto do engenheiro e prefeito Cândido de Abreu. O prédio do Paço Municipal foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969 e sede do Museu Paranaense, de 1973 a 2002.
O edifício histórico de arquitetura eclética, com elementos art-nouveau, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1941. A restauração manteve todas as características externas do prédio.
O atual Paço da Liberdade é um centro cultural multifuncional administrado pelo SESC Paraná, que obteve a concessão da prefeitura municipal por 25 anos. As atividades culturais incluem cursos, exposições e palestras.
São quatro andares. O térreo possui sala para acesso livre a internet, biblioteca e o Café do Paço. O segundo andar tem sala de aula, o Cine Pensamento e o Laboratório de Artes Eletrônicas. O terceiro pavimento abriga ambientes para conferências, apresentações artísticas e gravações de bandas independentes. O último andar abriga o Espaço das Artes e o Estúdio Pedagógico.
Acredite se quiser! Lixo nesta fonte! Triste mas acontece em Curitiba!
Foto interessante não? Pombinho by Curitiba!
Nenhum comentário:
Postar um comentário